28 de nov. de 2010

Estatuto

Conforme acertado na última reunião, estamos disponibilizando o nosso Estatuto para análise dos moradores. Prepare suas sugetões e possíveis alterações para levar à próxima reunião.

Baixe o estatuto

24 de nov. de 2010

IMPORTANTE

O Conselho da AMBAPE está convocando todos os moradores no dia 27/11 às 15:30 (no colegio Alcina) para que sejam passadas e votadas as soluções relativas a segurança. Compareçam e levem os seus vizinhos por um BAIRRO PEIXOTO MELHOR E MAIS UNIDO.
Por Claudio Godinho

16 de nov. de 2010

Assim não pode continuar

Olá, infelizmente venho aqui para narrar o que aconteceu com o meu vizinho no dia 13/11/2010, à noite , por volta das 11hs:
Moramos na rua Roberto Peixoto (antiga Engenhoca), mudamos pra cá tem 1 ano.
Ele estava chegando em casa com a sua família(esposa e filho pequeno), estacionou o carro dentro da garagem, quando um bandido chegou no portão de arma em punho e mandou que ele abrisse o portão para que ele pudesse entrar. Sua esposa, apavorada, correu para os fundos da casa com seu filho no colo e ligou para minha esposa para que ela o recebesse por cima do nosso muro com a intenção de que nada acontecesse com ele.
O bandido rendeu o meu vizinho dentro da garagem, mas graças a Deus, entrou no seu carro e foi embora. Felizmente, ninguém saiu ferido (pelo menos fisicamente).
Estou indignado! Estamos reféns da violência. Os meus vizinhos estão assustados, nós estamos sobressaltados e com medo. Será que seremos os próximos? Será que teremos a sorte do mesmo desfecho?
É URGENTE que façamos alguma coisa por este lugar. Acho que a polícia não esta dando conta do alto índice de violência. Já inicio aqui o MOVIMENTO FECHAR O BAIRRO PEIXOTO na cara e coragem!
Não é possível continuar neste clima de medo esperarando que façam aquilo que devemos fazer.
Um Abraço
Jerônimo e Thaís por um bairro Peixoto melhor

11 de nov. de 2010

TRANSCREVO ABAIXO A REPORTAGEM ASSUSTADORA DO JORNAL O FLUMINENSE SOBRE A INVASÃO DA FAVELA DO RATO MOLHADO

Por: Fernanda Alves e Rodrigo Rebechi 11/11/2010

Bandidos oriundos do Rio ocupam comunidade do Rato Molhado e fazem listagem para identificar nomes de policiais e informantes. Moradores da região estão aterrorizados

Bandidos da facção criminosa Comando Vermelho (CV) oriundos do Rio, que no último fim de semana retomaram o tráfico de drogas na Favela do Rato Molhado, em Itaipu, estão fazendo um “recenseamento” paralelo da população local. O objetivo é identificar policiais, militares e informantes que vivem na comunidade e em seus acessos. Uma lista com 13 nomes e seus respectivos endereços já teria sido elaborada pelos criminosos, que estariam planejando uma ação para expulsar ou até mesmo matar seus desafetos. A denúncia é dos próprios moradores, que estariam sendo aterrorizados pelos criminosos. Alguns deles contam que já estão de malas prontas para deixar a favela.

“Uma cópia dessa lista foi achada no chão por uma moradora. Com medo de represálias ela não levou a lista para a delegacia e por ordem do marido queimou o papel. Assustado, o casal está entre os que pretendem deixar a comunidade”, informou um morador.

O clima no local é de medo desde a última quinta-feira, quando 15 traficantes da Mangueira e do Jacarezinho, armados com fuzis e pistolas, chegaram à comunidade, onde vivem cerca de 250 famílias.

Na ocasião, casas foram invadidas pelos criminosos, que chegaram a usar os telefones dos próprios moradores para se comunicarem com comparsas da capital. Algumas famílias foram expulsas e suas casas se tornaram bases para a quadrilha, que inclusive ordenou o corte de várias árvores, para facilitar a visão de cima das lajes.

“Com a recente prisão de Edinho, que era chefe do tráfico na favela e a morte de seu sucessor, um tal de João Carlos, o Coroa, do Jacarezinho do Rio, juntamente com Anderson Careca, chefe do tráfico da favela do Jacaré, em Piratininga, teriam assumido a comunidade. Esse Careca teria designado um homem identificado como Jorginho para tomar conta da boca de fumo aqui”, contou outro morador, informando que o grupo também controla as comunidades da Avenida 12 (Goiabão), Pau Roxo e do Arvoral, todas na Região Oceânica.

Mulheres também integram a quadrilha e “desfilam” armadas pela favela.

“Até elas estão armadas com revólveres. Algumas fazem comida para os traficantes ou ficam buscando quentinhas nos restaurantes próximos. Antes estávamos acostumados com apenas dois ou três criminosos, agora temos que ver diariamente uma quadrilha enorme”, lamentou.

Polícia diz que já sabe de listagem e promete agir

O titular da 81ª DP (Itaipu), Adilson Palácio, informou já estar ciente da listagem feita pelos traficantes.

“Estamos acompanhando de perto, monitorando informações de que possíveis bandidos vindos do Rio possam estar ocupando aquela comunidade. Irei esta semana me reunir com o comandante do 12º BPM (Niterói) para saber das informações colhidas por ele sobre o tráfico de drogas na Região Oceânica”, revelou, afirmando que tem realizado frequentes operações para combater não só o tráfico , mas também o roubo a residências e veículos no bairro.

Já o comandante do 12º BPM (Niterói), tenente-coronel Ruy França, disse que vai investigar as denúncias para determinar que tipo de ação será realizada naquela região.

Segundo moradores, criminosos têm recebido reforços diários. “Terça-feira à noite chegaram cinco homens em mototáxis, três oriundos da Boa Esperança, em Itaipu, e dois do Jacaré. Eles circularam pela comunidade dizendo que X-9 (informante) tem que morrer”, relatou um morador, informando que várias pessoas foram ameaçadas.

“Não dormimos de madrugada, estamos todos aqui apavorados. Escutamos muitos tiros na madrugada do último sábado e temos medo até de que alguém já tenha sido executado. A comunidade é pequena e só tem três acessos. A polícia precisa agir. Entrar aqui, prender esses bandidos e depois pacificar o local, para acabar de uma vez com esse tormento. Não adianta nada fazer operação um dia só, pois depois os criminosos voltam”, acrescentou, referindo-se a uma operação da Polícia Civil que na terça-feira prendeu cinco suspeitos e apreendeu um revólver calibre 38.

“Quando os bandidos viram a polícia chegar, fugiram pulando o muro das casas. A polícia só apreendeu um mero revólver. Os fuzis e as pistolas continuam aqui”, denunciou.

CONVOCAÇÃO

Boa noite a todos. A adesão e a união de todos é extremamente importante para que possamos acabar, de vez, com estas ocorrências.O Conselho da AMBAPE está convocando todos os moradores no dia 27/11 às 15:30 (no colegio Alcina) para que sejam passadas e votadas as soluções relativas a segurança. Compareçam e levem os seus vizinhos por um BAIRRO PEIXOTO MELHOR E MAIS UNIDO.
Por Claudio Godinho

10 de nov. de 2010

Primeira manifestação

O movimento simbólico que fizemos no último sábado  ao protestar contra o abandono do bairo Peixoto,  teve a cobertura do jornal O Fluminense, que,  após ouvir o desabafo dos moradores desta região, procurou ouvir a policia e a secretaria de Urbanismo. Estes órgão, portanto, já sabem de nosso movimento. Leia aqui a reportagem.
Está em construção o estatuto da Ambape. Estamos mais unidos. O movimento a favor do bairro Peixoto hoje está consolidado. O apitaço de 08/11 e 09/11 revelou o quanto estamos conectados!  Em todo  o bairro se ouviu o som estridente dos apitos após o "boa noite" do Jornal Nacional. Poemos comemorar ? Em parte, sim. Mas o caminho a ser trilhado ainda é longo e precisamos do apoio de cada um dos moradores  - na foma de engajamento para o avanço desta iniciatva.Isto é certo!
Hoje, ao deixar minha filha na escola e retornar ao bairo, na hora do almoço, presenciei a cena abaixo. Uma mulher   fazendo um ritual religioso , acendendo velas na beira da mata , da rua Scylla Ribeiro, com Ignez Peixoto , apesar da placa indicando ser esta uma reserva  florestal e proibindo esta prática no local.  Meus protestos foram ignorados, e criticados como se euestivesse errando ao expor minha indignação.
Como alento para ocorrido seguem fotos que demonstram a nossa união


5 de nov. de 2010

APITAÇO - ENSAIO GERAL

Vamos testar o esquema do APITAÇO , um ensaio geral, nos dias 8, 9, 10 / 11  logo após o BOA NOITE do JORNAL NACIONAL.  Neste exato momento vamos apitar por 20 segundos, todos os moradores, simultaneamente como se estivessemos sendo ameaçados.

Participe, compre o seu apito, convoque os seus vzinhos, vamos ver no que vai dar.

O APITAÇO

EM CASO DE EMERGÊNCIA

- Auto e/ou pessoas estranhas na rua :  2 silvos curtos (repetidos)
- Socorro - SOS :  1 silvo curto e 1 silvo longo 3 vezes
- Emergência, chamar a atenção: todos apitam repetidamente até saber do problema

Novo caso de violência

ATENÇÃO A ESTE DEPOIMENTO.


"MEU NOME GILSON SOU MORADOR DA RUA IGNEZ PEIXOTO 841 NO DIA 28/10/2010 FUI AO BANCO ITAU AGENCIA 6869 PERTO DO SUPERMERCADO MARAVISTA AO SAIR DO BANCO FUI SEGUIDO POR DOIS HOMENS EM UMA MOTO E FUI ASSALTADO NA RUA X EM FRENTE AO NUMERO 504 AS 13:30 MINUTOS PRECISAMOS COM URGENCIA DE SEGURANCA EM NOSSO BAIRRO JA MORO AQUI A 20 ANOS E JA E A TERCEIRA OCORRENCIA POLICIAL QUE ACONTECE COMIGO. VAMOS NOS UNIR PARA CONSEGUIR AS MELHORIAS EM NOSSO BAIRRO E A PRIORIDADE SEJA DADA PARA A SEGURANCA. GILSON ROCHA"