13 de out. de 2010

Estamos avançando a passos largos.

Por Regis

Hoje uma comissão da AMBAPE, composta pelos moradores Helson, Cláudio, Flávio e Regis, se reuniu com  Fernando Martins, Diretor do Parque Estadual da Serra da Tiririca, na sede do INEA em Itaipuaçu. Foi um encontro bastante produtivo que demonstrou o interesse do órgão em ajudar no que for possível. Fernando deixou claro que o INEA fará tudo para coibir a ação de marginais na mata, seja com ações preventivas ou, se necessário, utilização da força policial. Já é um grande começo. Ele ressaltou ainda a importância da participação dos moradores neste trabalho, denunciando os fatos estranhos.

Vamos fazer a nossa parte.

Segue o acertado nesta reunião

1 - Rotina de incursões dos agentes do INEA no bairro e no Córrego dos Colibris
      Ficou definido uma incursão diária na mata
2 - Articulação com o 12 BPM
      Um Ofício do INEA foi enviado ao 12 BPM solicitando rondas noturnas no bairro.
3 - Plano de comunicação
     Faremos uma distribuição de folders do INEA aos moradores contendo os contatos para as denúncias
     Além disso o Site, Email e telefones do INEA já se encontram disponíveis no nosso BLOG
4 - Intensificar ações educativas e de pesquisa no Córrego dos Colibris.
     Uma forma racional de ocupação efetiva do parque
5 - Empossar  a Associação no conselho do PESET
     Teremos voz nas decisões que vão definir a gestão do Parque.

São os nossos primeiros passos como Associação. Muitos outros virão e com certeza, muitas vitórias.     Precisamos da participação de todos. Faça já a sua adesão e traga o seu vizinho.

12 de out. de 2010

Estamos chegando lá...

por Ceci




Pode-se dizer que esta semana avançamos três vezes mais do que na semana anterior em nosso caminho rumo à formação da Associação dos Moradores do Bairro Peixoto. Já registramos 93 assinaturas favoráveis à formação da Associação, 60 a mais do que tínhamos no início deste movimento.  Facilmente bateremos a casa dos 100 nos próximos dias.




Esquentamos os motores  para este grande salto nas primeiras horas da manhã do último sábado (09/10), durante a  coleta de assinaturas realizada em uma das  entradas do Bairro Peixoto, na rua Engenho do Mato. A coleta prosseguiu durante toda a semana, de porta em porta, e as adesões não pararam.




Na terceira reunião dos moradores realizada no sábado à tarde, em frente ao parque estadual da Serra da Tiririca , novos e bem vindos rostos se destacaram no grupo. Fizemos a leitura da ata da reunião anterior, que foi aprovada por todos os presentes. Decidimos pisar no acelerador na divulgação do movimento para o maior número de pessoas, preferencialmente a totalidade dos moradores do Bairro Peixoto. Muito trabalho pela frente. Até a próxima reunião um grupo de aproximadamente 12 voluntários estará panfletando convites em corpo a corpo na vizinhança. Também decidimos confeccionar faixas para cada uma das cinco entradas do Bairro Peixoto e contratar um serviço de som em bicicleta para convidar os moradores do bairro para a quarta reunião no dia 23/10.  “O registro do estatuto da Associação só deverá ser feito  no momento em que a maior parte dos moradores  estiver ciente da proposta”, comentou Guilherme, da nossa Comissão Jurídica provisória , recebendo, após um curto debate,  apoio de todos os presentes.




Ocupando nosso espaço




O movimento dos moradores a favor da formação da Associação já virou embrião de um grupo de amigos do bairro. No sábado (16/10) e domingo (17/10), às 9h. da manhã, serão realizados os primeiros passeios coletivos de moradores e amigos do  Bairro pelas trilhas do Parque Estadual da Serrra da Tiriica. Em nossa última reunião também surgiu uma proposta de um café da manhã coletivo antecedendo os passeios para tornar nossos encontros ainda mais gostosos. O sol já começava a esconder seu brilho quando os vizinhos ainda conversavam sobre os passeios , a beleza da Serra, o privilégio de  morarmos neste bairro....

8 de out. de 2010

por Ceci


Olá a todos.
A tarde do último sábado, com  jogo de futebol retendo em casa os tricolores, prometia baixo quorum para a segunda reunião que os moradores do Bairro Peixoto pretendiam realizar para debater soluções para os inúmeros problemas que nos afligem -  a (in) segurança pública em destaque. Mas para nossa grata surpresa estavam lá dezenas de moradores: jovens casais, telhados brancos e  até  crianças  que vieram espiar e, depois,  aproveitar o agrupamento para  brincar.
Foi um encontro que, primeiramente, e gratamente, nos permitiu conhecer alguns de nossos vizinhos. Quanta gente interessante mora por aqui!  E melhor foi perceber que temos uma conexão e uma vontade comum de melhorar a qualidade de vida deste bairro, com  a garantia da segurança e da prestação de serviços públicos.
Por isso votamos e elegemos de forma democrática e transparente uma comissão para dar início à Associação de Moradores do Bairro Peixoto. Sem uma Associação formalizada não teremos amparo legal para qualquer reivindicação. Isto ficou claro com a manifestação educativa de nossos vizinhos advogados.
Nossa comissão hoje é formada por Elson, na presidencia e Régis ( fundador deste blog) na vice-presidência.  Temos dois secretários - Fernando e Waldir -, um tesoureiro - nosso vizinho Anthony - e uma comissão jurídica formada por Guilherme ( pioneiro deste movimento), Dalmir e José Mauricio. Como relações públicas,  Lais e Ceci.  Estaremos durante cinco sábados seguidos, voluntariamente, colhendo assinaturas nos acessos do bairro para, posteriormente, formalizar esta iniciativa.
Nossa reunião chegou ao fim ao cair da noite, com inúmeras idéias inovadoras, como o apitaço, que parte dos moradores do bairro já pratica para alertar os vizinhos para situações suspeitas, ou a instalação de uma guarita do INEA na entrada do Parque da Serra da Tiririca. Aliás , tivemos na reunião a participação do comandante da Guarda Florestal do INEA e de um sargento da Gebrapa, que, casualmente,  no momento de nosso encontro verificavam uma denúncia de construção irregular na área da floresta. Dividimos  com eles nossas preocupações e tivemos uma resposta receptiva e positiva às propostas.
Estas foram algumas das boas noticias de nosso encontro. Neste sábado (09/10) esperamos poder dar seqüência ao movimento com uma participação ainda maior de moradores em prol de nossa associação.
Convido, portanto, todos a lerem a ata da reunião, no link Atas e a participarem de nosso terceiro encontro às 16:00 novamente em frente à entrada do parque estadual Serra da Tiririca.
abs.
Ceci

6 de out. de 2010

O caminho certo

Acredito que encontramos o caminho. Estou cada vez mais certo que o segredo é a MOBILIZAÇÃO. 
Após a última reunião, bastante produtiva, diga-se de passagem,  as coisas começaram a acontecer. A visita oportuna dos agentes do INEA, Instituto Estadual do Ambiente, no sábado, já surtiu efeito. Após várias incursões na mata, esse agentes localizaram vários indícios de uso de drogas no local. Chegaram inclusive a achar a própria droga escondida no mato, que foi devidamente apreendida e encaminha da 88a DP. 
A partir de agora, não se trata mais de um bando de moradores chatos com suspeitas infundadas. Apavorados com a violência que assola nosso Estado. Agora é oficial. E alguma coisa já começou a ser feita.
O administrador do Parque, Sr Fernando Martins, também já fez contato. Ele está preocupado com a situação e se colocou a disposição dos moradores para cooperar. O Sr Fernando encaminhou Ofício ao 12 BPM solicitando um posto móvel para o bairro. Já é um começo....Marcamos também uma reunião no INEA para a próxima quarta feira para juntos, moradores e administração do Parque, buscarmos soluções.


Agradecemos aqui a iniciativa dos Agentes e da Administração do Parque que prontamente se colocaram a disposição. 
Os primeiros passos já foram dado. Não podemos recuar agora. Mais do que nunca precisamos mobilizar os moradores. Juntos nós temos força e fazemos a diferença.